Professores efetivos tomam posse
A secretaria de estado da Educação (SED) dará posse nesta segunda-feira (4) a professores aprovados no concurso do magistério, realizado no final de 2012. Inicialmente, serão empossados 1.661 docentes. Em Florianópolis, a cerimônia de posse de 189 professores será realizada pelo secretário de Educação, Eduardo Deschamps, às 14h, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Os novos professores começam a trabalhar na segunda-feira mesmo, juntamente com os demais da rede. Com os novos profissionais, o quadro do magistério da rede estadual passa a ter 16.684 efetivos. "Desde 2004, o governo não empossava novos profissionais. Quero dar as boas-vindas a todos pela conquista. Será um longo trabalho para melhorarmos os índices educacionais, mas chegaremos lá. O concurso é válido por dois anos, prorrogável por mais dois, por isso as posses não param por aí. Vamos acompanhar a necessidade de professores e fazer novas chamadas", afirma Eduardo Deschamps.
Os empossados realizaram a escolha de vagas no final de 2012, de acordo com a classificação do candidato, com a carga horária de 10 horas para as séries finais (6° ao 9° ano do ensino fundamental) e ensino médio, e 20 horas para as séries iniciais (1º ao 5º ano do ensino fundamental).
"É muito importante ter novos profissionais de educação na rede. Todos têm formação na área que irão lecionar, o que contribui para melhorar a qualidade da educação catarinense. Além disso, agora como funcionário efetivo de carreira, poderão dar continuidade aos trabalhos ao longo dos anos", disse a diretora de gestão de pessoas, Lúcia Steinheuser Gorges.
Cerca de 37 mil candidatos prestaram o concurso, realizado em 2012, para disciplinas das várias áreas do conhecimento, destinadas a professores com licenciatura plena, das séries iniciais e dos níveis de ensino fundamental e médio. Os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) concentraram a maior demanda com 15.243 inscritos. Em seguida foi a disciplina de educação física, com 4.765 candidatos, e língua portuguesa e literatura, com 3.677.
Disciplinas com vagas: biologia, química, ciências, física, alemão, artes, educação física, ensino religioso, espanhol, italiano, filosofia, geografia, história, inglês, matemática, língua portuguesa, língua portuguesa e literatura, sociologia e séries iniciais.